Nesta postagem faremos uma abordagem específica de cada um dos principais chakras do nosso corpo, para que servem, como funcionam e quais as pedras de energia de cada um.

chakras

1° Chakra: MULADHARA (centro Coccigiano)

Sobrevivência

Localizado na região pubiana, controla e energiza os órgãos sexuais, a bexiga e as pernas. Constitui o centro inferior do corpo ou do centro da criação física.

Área do Períneo – elemento terra- Cor vermelha carmesim – glândulas supra-renais.

Associado ao intestino grosso e aos rins. Influencia também a coluna, pernas e ossos.

Conecta o sistema de energia sutil à terra. Sua energia possibilita o caminhar seguro pela vida, a garantia da auto-preservação, as necessidades básicas de sobrevivência, a energia física, o domínio do corpo, estabilidade, segurança, coragem, tranquilidade, saúde. Consciência de grupo (tribal): contém os padrões de crença estabelecidos com a família biológica e ambiente social na infância.

Cor das Pedras: Vermelho
Ágata vermelha, Coral, Cristal, Granada, Jaspe-Vermelho, Rubi.
Efeitos dos minerais vermelhos:
Amor, paixão, temperamento otimista, consciente de si, excitante.

2° Chakra: SWADISTHANA – Centro Púbico

Sexualidade

Situa-se no umbigo. Controla e energiza a parte inferior do instestino grosso, o intestino delgado, as glândulas supra-renais e o apêndice. Afeta a vitalidade geral da pessoa.

Acelera qualquer processo que queira, pois acelera todos os meridianos.

Área pubiana / baixo ventre – elemento água – cor laranja – glândulas sexuais ou gônadas.

Associado aos órgãos genitais. Influência também o baixo ventre, bexiga e vesícula.

Sua energia possibilita a associação da saúde à experiência de prazer, o dar e o receber, o compartilhar, o criar e procriar, a tolerância, a convivência, a habilidade de se permitir a entrega, o sentir, a sensualidade, o contentamento; e também nossa relação com o dinheiro. É também um dos locais onde as pessoas guardam a culpa e humilhação.

Cor das Pedras: Laranja
Calcita laranja, Cornalina, Fluorita, Morganita, Pedra da Lua.
Efeito dos minerais laranja:
Calmante e equilíbrio, cheio de vida, alegre, entusiasmado, sociável, aberto.

3° Chakra: MANIPURA (NABI)

Plexo Solar – Identidade e Individualidade

Localizado na região central do peito, na área vazia entre as costelas, na altura do início do estômago. Energiza e controla o pâncreas, o fígado, o estômago, o intestino grosso, o apêndice, o diafragma e até certo ponto o intestino delgado, os pulmões e o coração, controla ainda a temperatura do corpo, as emoções e a parte hormonal.

É o centro de distribuição de energia. Divide o corpo em dois, todos os meridianos passam pelo plexo solar.

Área do umbigo – elemento fogo – cor amarela – glândula pâncreas.

Associado ao fígado e ao baço. Influencia também a vesícula, as supra renais, os músculos do estômago e o sistema nervoso.

Sua energia possibilita a força para exprimir emoções e ter integridade, o poder pessoal, a vontade, a autoridade, o auto-controle, a auto-estima e auto-avaliação, o calor humano, o carisma, o humor, a energia vital, a consciência da integridade do “EU”. Medo e raiva podem ficar alojados nele.

Cor das Pedras: Rosa, Amarelo
Ambar, Citrino, Fluorita, Olho de Tigre, Topázio Imperial.
Efeitos dos Minerais Rosa:
Transmite ternura, Suave – acessivel – não assustador.
Efeitos dos Minerais Amarelos:
Animação, Alegria de Viver, alegre, cheio de esperança, ativo, aberto.

4° Chakra: ANAHATA –  Centro Cardíaco

Emocionalidade

Está localizado no peito, bem na ponta do osso externo e está ligado à glândula do timo. Este chakra é o responsável pela irrigação enérgica do coração. Ele é profundamente afetado por qualquer alteração ou desiquilíbrio emocional, portanto, é o local mais vulnerável do ser humano.

Área do Tórax – elemento ar – cor verde – glândula do timo.

Associado ao coração e pulmões, influencia também o sistema circulatório, braços e mãos. Sua energia possibilita o sentimento de amor puro e incondicional por si mesmo e pelos outros, a expressão do afeto, perdão (que cura os bloqueios deste chakra), a compreensão, o não-julgamento, a sensação de estar em paz.

Cor das Pedras: Verde
Amazonita, Esmeralda, Jade Verde, Kunzita, Malaquita, Unakita.
Efeitos dos Minerais Verdes:
Consciente de Si – esperança – harmonioso – neutralizante – superior – confiável.

5° Chakra: VISHUDDHI

Centro Laríngeo – Expressão Criativa

Localizado na base da garganta, energiza e controla a glândula tireóide e paratireóide, além da garganta, laringe e faringe. Ele trabalha com todo o sistema imunológico do corpo humano. Quando em dequilíbrio, pode gerar carência, compulsividade, ansiedade.

Elemento éter (vibração das ondas sonoras) – cor Azul Celeste – Glândula tireóide.

Sua energia possibilita a experiência de auto-expressão e materialização daquilo que é mais verdadeiro na individualidade, o discernimento, a honestidade. É o centro a partir do qual falamos a nossa “verdade”, aquilo em que acreditamos ou consideramos verdadeiro em relação a nós mesmos e ao mundo à nossa volta; como nos relacionamos com os outros e com os grupos também.

Cor das Pedras: Azul Claro
Água Marinha, Apatita, Calcedônia, Cianita, Turquesa.
Efeitos dos Minerais Azuis:
Sentimento de Liberdade sem limites – iniciativa.

6° Chakra:  AGNYA – Centro da Testa

Percepção e Síntese

Localizado na testa, entre as duas sobrancelhas. Energiza e controla a glândula pituitária, os olhos, o nariz e o cérebro. É importante na vida material. Só mentalize a coisa já realizada, esqueça as dificuldades. Girar sempre no sentido horário. Hoje em dia é o chakra mais importante.

Elemento Luz – Cor Azul escuro – glândula pituitária.

Influência a visão, o cerebelo e o sistema nervoso central. Sua energia possibilita a compreensão de si mesmo e do mundo, a intuição, a inteligência, a integração entre razão e emoção, a imaginação, a concentração, a sabedoria.

Cor das Pedras: Azul-Escuro
Ágata azul, Azurita, Lápis-Lazúli, Safira, Sodalita.
Efeitos dos minerais Azul-Escuros:
Sentimento de Fidelidade – confiança – calma – tranquilidade – organização.

7° Chakra: SHASTRARA – Centro Coronário

Espiritualidade

Localizado no topo da cabeça, no crânio. Responsável pela energia e controle do cérebro r glândula pineal. Pode ser considerado o coração dos chakras por ser o ponto máximo de concentração de energia, capaz de fazê-la fluir a partir dele para todo o corpo, como se fosse um funil.

Cor violeta/branco/dourado – glândula pineal.

Influencia o córtex cerebral e o sistema nervoso central. Sua energia possibilita a ampliação da consciência e a conexão com o seu “Eu” superior, a inspiração, a união com o Todo, a busca de significado pessoal no Universo, é também, um armazenador de energia kármica.

Cor das Pedras: Lilás, branca, dourada.
Ametista, Cristal, Diamante, Ouro.
Efeitos dos minerais  lilás ou violeta: Propriedades limpantes e libertadoras, aumenta o funcionamento do cérebro, misticismo e espiritualidade – cheio de imaginação – sensível – intuitivo – criativo – abnegado.
Efeitos dos minerais brancos:
Sentimento de pureza – pura – clara – refrescante – futurista – espiritualidade.

4 thoughts on “Os 07 Principais Chakras.

  1. Luciany Mary Pagan says:

    Olá,

    Gostei muito dos comentários a respeito dos chacras, gostaria de saber mais informações de como devo trabalhar com as pedras em relação aos chacras, ou seja, simplesmente colocar as pedras corretas soobre o chacra já terei o efeito desejado?

    obrigada.

  2. artstones says:

    Olá LucianY.

    Exato. É só proceder como informado no blog, vc energiza as pedras, posiciona elas nos locais indicados e depois fica em meditação e relaxamento para que elas proporcionem o efeito desejado.

    Abraço

    Suzana Perez

  3. Gabrielle says:

    Gostaria de saber se a pessoa deve usar a pedra do chacra sempre no local em que cada cor deve ficar, ou se pode usar como um colar e só posicionar no local certo na hora da meditação.
    Tbm gostaria de saber se a cor depende do nível de cada estágio ou se a pessoa pode usar a cor que deseja.

  4. Nancy says:

    Sou apaixonada pelas pedras, elas exercem um grande fascínio sobre mim. Gostaria de saber o por que desse poder .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.