Limpeza e Ativação das Pedras

limpeza-das-pedras

Existem muitas teorias quanto à limpeza e ativação das pedras (energização) das pedras. Nós recomendamos aqui um método simples e comprovado, segundo uma tradição antiga.

Mas atenção, se você vai limpar e energizar pedras que serão utilizadas na confecção de Joias, Semijoias ou Bijuterias, recomendamos que sejam lavadas em água corrente ou água de rio e fiquem no sol por 20 minutos. Assim você conseguirá remover as impurezas e deixa-la energizada para utilização. É  muito importante realizar a limpeza das pedras antes de montar suas peças, pois do garimpo até o consumidor final ela percorre um caminho longo, além de passar por muitas mãos e locais impuros.

Os métodos de Limpeza e Ativação que elencamos abaixo são para pedras de adorno, decoração e uso pessoal.

Sempre que possível, (ao menos uma vez no mês) as pedras devem ser limpas com água levemente salgada ou água do mar e, por um curto período (1-2 horas), colocadas ao Sol para ativação. Tradições antigas dizem que as pedras  carregam melhor na época de lua cheia. Coloque as pedras em uma taça ou bacia com água do mar e deixe no sol por aproximadamente 1.5h para ativação.

Há quem não goste deste método, pois, embora o mais eficaz, costuma deixar as pedras com aspecto embaçado devido aos resíduos da água salgada. Neste caso, descrevemos abaixo inúmeras opções para ativar a energia de suas pedras:

energizando pedras
Limpeza e ativação das pedras

Água e Sal: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes;

Drusas (ametista e citrinos):  As Drusas limpam e energizam pedras pequenas, colocadas sobre elas. O quartzo branco limpa e energiza todas as pedras e cristais. neste caso, lave a drusa em água corrente, despeje as pequenas pedras sobre ela e deixe no sol da manhã por aprox. 1 hora;

Águas Naturais: Energizar os seus cristais em águas de cachoeiras, rios e lagos sempre é uma opção rica em energia natural. Após mergulhar as pedras nas águas, deixe ao sol por aproximadamente 1.5h;

Chuva: Deixar as pedras sob a chuva também é um excelente modo de energiza-las, mas requer atenção em relação à aguas poluídas ou despejos de telhado;

Lua: Deixar sua pedra sob o luar, principalmente da lua cheia, também é um excelente modo de enche-lo de energias naturais.

energizar-pedras-importante

Não é de hoje que a energia das pedras é estudada e cultuada em todo o mundo. Importante entender a necessidade da energização desses cristais de poder, para que possam emanar toda sua energia natural sem qualquer intervenção.

Os cristais costumam emanar energia que purifica o ambiente e restaura o equilíbrio do local onde é exposto, entretanto, para que essa energia possa fluir é importante que a pedra esteja sempre limpa e energizada, pois costuma reter as impurezas do ambiente.

As pedras Negras como a obsidiana, Turmalina e Ônix, assim como, o olho de tigre, necessitam de limpeza semanal, pois costumam reter toda a energia negativa do ambiente e das pessoas que a tocam. Em casos extremos, são muitos os relatos de que a pedra simplesmente se quebra, por não suportar a carga negativa.

Para que essa energia retida não seja mau canalizada, necessária a limpeza e a ativação da energia natural que brota desse rico mineral.

A Ametista e o Citrino, também são excelentes condutores de energia. Famosos por purificar o ambiente, são amuletos de energia para quem deseja harmonizar e equilibrar determinado local.

Esses cristais pontiagudos, trazem focos de energia em cada uma de suas pontas e conseguem emanar uma aura de luz poderosa se devidamente energizados. A imagem dessa aura já foi capturada muita vezes pelas lentes especiais do método Kirlian. Você pode ver essa matéria incrível em nosso blog  CLIQUE AQUI.

canalizando-energias-das-pedras

Para aqueles que pretendem portar suas pedras almejando sorte, cura,  ou vibrações positivas, as dicas abaixo vão ajudá-lo a mentalizar e canalizar a energia desses incríveis cristais de poder.

Após lavar e energizar sua pedra, segure-a com sua mão esquerda. Mentalize a energia do cristal e conecte-se com essa energia. Deixe sua mente livre, focada apenas no desejo destinado àquela pedra. Após esse breve ritual, guarde o cristal no bolso, cordão, ou em local, onde, de preferência a rocha fique em contato com o seu corpo.

Para quem deseja distribuir energia, faça o ritual acima, após focar na energia da pedra, transfira o cristal para a mão direita, distribuindo a energia em ambas as mãos. Feito isto, coloque as mãos próximo a face ou cabeça de quem deseja transferir essa energia.

A energia das pedras, além de proteger, purificam a mente e renovam os sentimentos. Sempre faça a energização após permitir que outras pessoas toquem em seus cristais.

Após alcançar seu desejo é recomendado que o cristal seja devolvido à natureza, em um vaso, jardim, ou até mesmo em lagos e mata, restabelecendo seu ciclo natural e distribuindo a energia para um novo ser.

Para aqueles que buscam apenas harmonizar o ambiente ou energizar pontos de seu escritório e lar, aconselhamos fazer a purificação das pedras e deixa-las em locais onde possam emanar sua energia para todo o ambiente.

canalizando-energia-dos-cristais

Boas Vibrações e até o próximo post!

Suzana Perez

Este blog é um oferecimento de ArtStones Pedras Brasileiras. www.artstones.com.br

Copiar e divulgar nosso conteúdo sem prévia autorização ou sem fazer as devidas referências equipara-se ao crime de plágio Lei: 9610.98

 

 

 

40 comentários sobre “Limpeza e Ativação das Pedras

  1. Muito bom. Realmente este tipo de limpeza é valido e certo.Mas tambem podemos limpar e energizar as pedras com a selenita.Basta encostar as pedras na selenita e deixar por alguns minutos. Para limpeza da casa, podemos encostar a selenita numa drusa de cristal e deixar em uma das peça da casa e toda a casa sera limpa. Abraços.

  2. Como foi útil para mim estas informações, pois tenho uma fonte com vários tipos de pedras e não sabia como limpá-las.
    Valeu!
    Obrigada.

  3. Olá Brenda.

    Você pode deixar na sua mesa de trabalho ou até mesmo carregar na bolsa, mas, para obter o máximo do efeito dessas pedras, o correto é porta-la junto ao seu corpo, como por exemplo, no formato de uma pulseira, anel ou colar.
    Quanto você quer energizar o ambiente, então deve deixa-la no local. É importante energizar as pedras pelo menos a cada 10 dias.

    Abraço

    Suzana Perez

  4. queria saber qual é a melhor ubicação para te-las no quarto.
    se eu limpo e energiço as pedras mas não vou usa-las preciso programa-las ou posso guarda-las assim e programa-las antes de usar
    obrigado
    alejandra
    adorei as informações e comentarios super legais

  5. EU COMEÇEI RECENTEMENTE HÁ COLECIONAR AS PEDRAS E ESTOU ME APAIXONANDO AS DIFERENCIAS QUE ELAS ESTÃO FAZENDO DE MUDANÇA NA MINHA VIDA ESTOU SENTINDO!!!OLHA VOU CONTAR UM FATO NO 1 COLAR Q COMPREI DE AMETISTA,ESTAVA EM UM LUGAR ONDE UMA PESSOA ESTRANHA ADMIROU O MEU COLAR DEPOIS D 30 MINUTOS DENTRO DO MEU CARRO COM O AR LIGADO A PEDRA ESQUENTOU DE UMA FORMA Q NO MEU BUSTO FICOU AVERMELHADO E A PEDRA QUENTE ATE ESCURECEU GOSTARIA Q ALGUEM ME DISSE O QUE SIGNIFICA ISSO…. ACHO Q É ENEREGIA NEGATIVA!!!

  6. Bom dia

    Gostaria muito de aquirir uma pedra de citrino, vc sabe me indicar um bom lugar para compra na cidade de Curitiba. Tenho medo de comprar uma pedra não verdadeira.

    Obrigada.

  7. Olá Dayse.

    Infelizmente não conheço quem o tenha, mas, o citrino é muito fácil de ser identificado, pois ele é pontiagudo e tem um tom amarelado. Na verdade é uma espécie de ametista que aquecida a certa temperatura, torna-se citrino.

    Para diferenciar uma pedra de um sintético siga regras simples: 1° verifique se é gelada, pois a pedra natural é bem fria. 2° ela não queima, se pegar fogo é sintética. 3° ela tem veios, fissuras e mesclas, desconfie sempre das pedras muito uniformes.

    Abraço

    Suzana Perez

  8. Olá Eugenia.

    Como explico no site, a ametista é uma pedra transmutativa. O que aconteceu é que ela sugou a energia negativa que lançaram em você. Deve ter esquentado no processo de transmutação. Aconselho você a fazer a limpeza, ou, como se trata de uma jóia, passe um pano úmido para limpar e coloque no sol.

    Abraço

    Suzana Perez

  9. Olá Alejandra.

    As pedras absorvem as energias de quem as toca e do ambiente, por isso, é importante sempre fazer a energização. Mesmo porque, são extraídas da natureza e tem necessidade de sol e luz do dia ou da noite.

    Abraço

    Suzana Perez

  10. ENTREI NESTE SAIT POR CURIOSIDADE SOBRE A PEDRA DA LUA,ACABEI SAINDO MUITO BEM INFORMADA SOBRE QUAZE TODAS!!!VOLTAREI MAIS VEZES…PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES!!

  11. Olá Lavinia.

    Seja sempre bem vinda ao nosso blog.
    Todas as informações foram retiradas do estudo de 03 livros famosos. Tanto as técnicas quanto as místicas.

    Abraço

    Suzana Perez

  12. olá tudo bom pessoal? gostaria de saber como é feito a limpeza de pedras que estão com metais ou prata ou ouro..? por exemplo pingentes em que as pedras estão coladas ou furadas…aneis….etc.? grato abraços.

  13. Olá Gladson.

    O Citrino é aquecido de forma artificial, em fornos especiais, mas, apenas alguns tipos de ametista possibilitam tal transformação.

    Abraço

    Suzana Perez

  14. Olá Gladson.

    Aconselhamos limpar com pano úmido para não prejudicar o metal. Caso esteja na prata ou ouro, você pode lavar com sabão neutro e secar com secador para não reter umidade.
    Guarde sempre no escuro e em local seco, livre de produtos de beleza.

    Abraço

    Suzana Perez

  15. Ola. Olha eu queria saber se as pedras tem que ser ativadas apenas com a luz do sol ou tambem podem ser ativadas com a luz da lua? As pedras em questao sao pedra da lua, opala, olho do tigre e ametista.

  16. Oi queria saber oque devo fazer?me diserao que posso lavar na torneira e colocar. A pedra de dia e depois colocar de noite e segurar a pedra e fazer o pedido
    Esta certo ou evoutro ritual

  17. Nossa boas informações, eu comprei recentemente um pedaço de ametista bruta (muito bonita por sinal) e deixei enterrada na terra por um dia e uma noite (para ativação) este tipo de limpeza também é válido?

  18. Eu tenho um quartzo rosa como pingente… E estava com ela no pescoço quando passei por uma conversa a respeito do meu relacionamento,uma conversa muito difícil. E quando terminou eu segurei a pedra e ela estava muito quente. Gostaria de saber o porque. Desde já agradeço!

  19. Boa tarde!

    Trabalho com Reiki e adquiri um bastão de turmalina negra e pedras lapidadas em formato de piramides para cada chacka: ônix, calcita laranja, jaspe madeira, quartzo verde, quartzo azul, sodalita e ametista. Uso a técnica de limpeza e ativação para elas? Como irei utilizar para tratamento do Reiki em pessoas, devo sempre limpar após aplicação?
    Grato.

  20. Eu comprei uma pedra da lua e meu namorado me deu uma outra pedra que nao sei qual e e seu pus elas e me deu falta de ar mas nao tirei e com o tempo parou mas aí uma amiga minha pós ela q ela queimou a barriga dela(ela e em um colar) eu pedi ela pra tirar e ela ficou brincando e correndo … O que acontece agora quando eu por ela?

  21. Olá Brunah.
    Tudo bem?

    Isso pode acontecer, algumas pedras reagem em contato com o corpo. O que você deve fazer, primeiro é limpar e energizar a pedra (explicamos como fazer isso no blog). Depois, eu aconselho você tentar utilizar mais uma vez. Se não conseguir é porque essa não é uma pedra indicada para você. Eu já tive esses sintomas com a obsidiana, foi através disso que passei a estudar as pedras e fazer esse blog, pois descobri que energia da pedra vai muito além do que imaginamos.
    Abraço

  22. Olá Zebian.
    Com certeza! Você deve ao menos efetuar a limpeza na água corrente após cada uso, pois a pedra absorve a energia de cada pessoa. Ao final do dia, você lava e deixa pegar banho de lua e na manhã seguinte 1h de sol.
    Abraço

  23. Oi Daniele.
    O Quartzo Rosa é a pedra do amor incondicional. Devido a isso, tem que ter muita cautela para utilizar. Amor sempre é bom, mas ele também pode ser direcionado à pessoa errada. A energia do quartzo rosa é destinada às emoções. Possivelmente esquentou, pois puxou a energia afetiva do seu corpo naquele momento. Dizem que a emoção vem da mente, mas já ficou comprovado cientificamente a síndrome do coração partido, onde a pessoa sofre tanto por amor ou pela perda de um ente querido que o coração entra em colapso e pode beirar o infarto.
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.